Antes de contar-vos a “história” da freshbio, acho apropriado apresentar-nos, os fundadores deste projecto…. sou a Mariana e juntamente com o meu marido Carlos lançamos uma semente que hoje veio a se tornar uma referência na Agricultura Biológica, na Ilha da Madeira.

A Paixão pela Natureza nasceu connosco (ambos temos muitas recordações de infância vividas ao meio da Natureza) e cresceu no ambiente do Escotismo, foi lá que nos conhecemos e começamos a descobrir muito sobre ecologia, sustentabilidade e respeito pelo meio ambiente. O Escotismo ajudou-nos a crescer, a ser solidários, a trabalhar em equipa, e ensinou-nos muitos valores que hoje usamos todos os dias…Obrigada ao Escotismo, à Associação de Escoteiros de Portugal, em especial ao grupo 24 e ao grupo 101.

Em meados de 2002 fomos descobrindo a Agricultura Biológica, íamos a todas as conferências que tínhamos conhecimento sobre o assunto e líamos muito para entender esta forma de trabalhar a terra em harmonia com a Natureza.

Muitos conselhos e aprendizagens tivemos do Eng. José Carlos Marques e a Eng. Sílvia Silva da Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária Biológica (DSBIO) a quem agradecemos muito.

Depois de terminar a Licenciatura em Biologia pela Universidade da Madeira e do Carlos ter terminado o curso de Empresário agrícola pela AJAMPS e estando a frequentar o Curso de Agricultura Biológica também pela Universidade da Madeira, sempre com os pés bem assentes na terra, decidimos seguir o sonho de trabalhar em harmonia com a Natureza seguindo os princípios da agricultura biológica.

Não tendo terras próprias o início foi difícil, a vontade era muita mas a dificuldade em conseguir um terreno para que pudéssemos cultivar era um obstáculo grande ao nosso sonho.

Aliamos a oportunidade ao entusiamo e à curiosidade que sentíamos pela agricultura amiga da Natureza e livre de químicos e iniciamos num terreno no Santo da Serra, este acabou por não se tornar, posteriormente, viável devido à distância e abandonamos com o surgimento da Quinta do Pomar.

 Arrendamos então a Quinta do Pomar com 2 hectares na Choupana, onde foi anteriormente uma das primeiras explorações biológicas na Madeira. 

Começamos os dois a semear, plantar, mondar, regar, colher, empacotar, transportar e vender as frutas e hortícolas com distinção Bio. Desde início a Família esteve sempre lá para nos ajudar, principalmente porque tínhamos sido pais há pouco tempo, quando criamos a Freshbio em 2011.

Na Quinta do Pomar é plantado de tudo um pouco, apostamos sempre na diversidade e nos produtos da época. 

Os nossos clientes têm um papel fundamental nas plantações, são eles que nos dizem as suas preferências e por vezes nos apresentam  novas plantas. 

O nosso principal objectivo é que os nossos clientes conheçam de onde vêm os alimentos que consomem e como são produzidos e o que mais nos dá prazer é abrir às portas da Quinta e mostrar o que plantamos e cuidamos com muito carinho.

E é com muito orgulho que todas as semanas levamos a todos o fruto do nosso trabalho.

Dos produtos que não são nossos, porque não temos terra suficiente ou clima para que cresçam saudáveis,  são de produtores certificados que conhecemos bem. Ainda assim temos que nos abastecer com produtos importados de Portugal Continental  porque, infelizmente ainda não somos auto-suficientes.

A nossa produção é vendida essencialmente na nossa loja, no mercadinho biológico, nos cabazes que entregamos ao domicílio. Abastecemos ainda Hotéis, restaurantes e escolas que querem marcar a diferença e oferecer alimentos com qualidade superior aos seus clientes.

Na Freshbio a Ecologia é muito importante,  costumamos dizer que temos um ciclo em que nada é desperdiçado, todos as frutas e hortaliças que não estão em condições para venda, alimentam os animais e posteriormente farão parte da compostagem. Porque a compostagem é um dos princípios fundamentais da agricultura biológica que nutre as plantas e se faz a "reciclagem dos nutrientes".

Hoje a Freshbio está maior, já não é só a Mariana e o Carlos, hoje o Jorge Pierre é nosso Parceiro, e tem nos ajudado muito a levar a Freshbio mais Longe, a Nicole e a Micaela ajudam-nos na elaboração dos Cabazes e na gestão da Loja, o Miguel é responsável para que os Cabazes cheguem a tempo à casa dos nossos clientes, as nossas mães, Graça e Elma, continuam a nos ajudar desde o inicio da Freshbio nas plantações, mondas e colheitas.Longevo nosso Parceiro a todos os nossos colaboradores e aos voluntários e estagiários que têm contribuído um nosso muito Obrigado